À volta do vale das Infantas

O primeiro treino de reconhecimento tinha forçosamente de sair da Lapinha, o ponto de partida da Grande Ronda. Pouco depois do sol nascer, já estava no santuário da Lapinha. Os trilhos até ao santuário da Penha são familiares e chegou-se rapidamente à capela de Santa Catarina e ao miradouro do Pio IX (km 3), de onde não se via nada, com tanto nevoeiro em Guimarães. Pelo caminho, algumas paragens para apreciar a beleza do vale da Devesa Escura, em Abação.

Devesa Escura, Lapinha

Devesa Escura, Lapinha

Da Penha, iniciou-se a descida até Paçô Vieira, passando por Matamá. Atravessada a rotunda, iniciou-se a subida a Santo Antonino. Um erro de navegação fez-me perder algum tempo em zonas sem trilhos, mas após algumas deambulações, apanhei um trilho de downhill que reconheci de treinos passados e que me levou ao topo do monte (km 8). A receber-me, estavam dois belos pastores alemães, felizmente acompanhados pelo dono! Um dos cães insistia em afagar-me as pernas, mas o dono não facilitou e o rapazola desistiu.

O próximo destino – apeadeiro de Fareja – também é território bem conhecido e os trilhos até lá também. No entanto, a recente instalação das torres de apoio das linhas elétricas provenientes da subestação de Fafe foi acompanhada de um rigoroso desbaste de árvores e criação de novos caminhos. Resultado: sem os habituais pontos de referência, perdi-me algumas vezes, embora por pouco tempo. A única vantagem desta arrasia é podermos ver as formas do monte, antes escondidas pelo denso eucaliptal.

Chegado a Fareja, desço até ao rio Vizela pelo caminho de São João. Logo após atravessar a ponte medieval, viro à esquerda, e sigo ao longo da margem do rio. Queria encontrar uma passagem alternativa do rio que me permitisse atravessar o monte de São Jorge até arredores de Armil.

Cavalo junto à Quinta do Pisão

Cavalo junto à Quinta do Pisão

Passei por belos trilhos por entre a densa floresta de carvalho e aproximei-me várias vezes do rio, sempre que via ruínas de moínhos ou um maior aglomerado de penedos, mas sem qualquer nova passagem à vista. Fui até às antigas instalações da fábrica de cartão, onde sabia que havia uma frágil passagem em madeira, mas a desilusão foi total. Nem sequer consegui aproximar-me do rio, tão densas eram as silvas à volta das construções da antiga fábrica. Nem pensar em atravessar as ruínas pelo interior na esperança de apanhar um caminho do outro lado. Os soalhos estão podres e o risco de acabar na cave com uma perna partida é grande.

Rio Vizela, Cepães

Rio Vizela, Cepães

Subo novamente o monte, com novo objetivo: encontrar uma passagem sobre o rio Ferro (alternativa à ponte de Travassos). Aqui, a experiência ainda foi pior. Sem conhecer a zona, meti-me por trilhos que me levaram a muralhas de tojo e silvas que a muito custo atravessei (ainda sinto as pernas a arder após algumas horas!). Consegui descer ao rio Ferro, num local onde talvez seja possível atravessar a vau em algumas alturas do ano… Mas é melhor não inventar. Conclusão: a subida a São Salvador será feita pelo trilho habitual da encosta poente!

Tendo em consideração que até à ponte de São João são 15kms (mais do que inicialmente pensava!), fiz uma análise ao trajeto inicialmente pensado para a Grande Ronda, que incluía passagens por Santa Quitéria e pela Senhora da Aparecida, em Felgueiras. Uma extrapolação para o resto do percurso daria certamente bem mais de 125km… Revisão em baixa logo no primeiro round! Esqueçamos Felgueiras e vamos ver se ainda conseguimos fazer Fafe. Tudo depende de quantos kms levar até ao monte do Santinho, em Quinchães, na próxima semana…

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