O monte que cura a asma… uma vez por ano!

Na fronteira entre Guimarães e Fafe encontra-se um dos tesouros melhor escondidos e menos conhecidos destes concelhos: a Capela de Santo Antonino. Está situada a apenas 5 kms de Guimarães, mesmo ao lado da N-101 em direção a Fafe, perto da rotunda de Paçô Vieira (Mesão Frio).

Temos de tomar fôlego antes de lá subir, pois não vai ser fácil, especialmente nos últimos 100 metros. No entanto, uma vez chegados ao topo, o esforço é recompensado generosamente. Somos presenteados com uma encantadora capela românica, situada na extremidade de um amplo adro, já na freguesia de Arões (Santa Cristina). Flanqueada por uma pequena torre ameada, a capela foi provavelmente construída por volta do Séc. XV, em honra de Santo Antonino. A torre e as ameias da capela poderão estar associadas a uma função defensiva que o local terá outrora desempenhado.

Acredita-se que Santo Antonino é capaz de aliviar o sofrimento dos asmáticos. Há um pequeno penedo ao lado da capela, onde alguém que padeça de asma pode supostamente ficar curado! O ritual é simples: só temos de soprar para dentro de um profundo e misterioso buraco existente no penedo. No entanto, a receita só funciona à meia-noite do primeiro sábado do mês de setembro! E apenas uma pessoa pode ser curada a cada ano! A lista de candidatos é extensa e é necessário obter autorização do juiz das festas de Santo Antonino.
Penedo milagroso

Penedo milagroso

Há vestígios no topo do monte que atestam a existência em tempos remotos de um castro: cortes nas rochas e restos de ímbrices (componentes dos telhados daqueles tempos). Se subirmos ao monte num dia solarengo e de céu limpo, teremos outro bónus: uma excelente vista panorâmica sobre os vales do Selho (a norte) e de Fafe (a leste). Teremos também uma perceção abrangente – quase 360º – do percurso que a primeira Ronda irá correr, o que comprova a privilegiada localização deste cume.
Vista de Fafe e suas serras

Vista de Fafe e serras

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s