Ponte do Arco

No vale do Vizela – um rio com 45km de extensão que atravessa o sul do Minho, de Fafe a Santo Tirso -, podemos encontrar alguns locais de particular beleza e riqueza cultural, como a Ponte do Arco, localizada na fronteira entre os concelhos de Guimarães (Serzedo) e Felgueiras (Vila Fria). A ponte foi construída durante o império romano, há cerca de 2.000 anos, re-construída na Idade Média, e foi felizmente mantida em estado razoável no decorrer dos séculos até hoje.

Vista a partir da margem direita

Vista a partir da margem direita

A Ponte do Arco faz parte da antiga via romana entre Bracara Augusta (Braga) e Emerita Augusta (Mérida). Ainda se pode caminhar sobre um curto segmento da calçada original, a poucos metros da ponte. Ao lado desta também se encontra uma bela azenha em boas condições e ainda operacional. Na margem direita, vemos as ruínas de um velho hospício que, no passado, foi também um albergue onde os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela podiam recuperar energias.

Campo na margem esquerda, a montante da ponte

Campo na margem esquerda, a montante da ponte

Todo o cenário à volta da ponte proporciona momentos de descontração e introspeção. Dificilmente se encontra alguém de visita ao local, pelo que pode desfrutar totalmente do som da água e do canto das aves. Se caminhar ao longo da margem no final da primavera ou no início do verão, poderá apreciar um espetáculo de campos floridos, onde crianças (e porque não você próprio/a?) irão certamente querer correr e rebolar! Algumas centenas de metros mais longe, encontrará a bela e pitoresca aldeia do Burgo, classificada como Aldeia de Portugal. Não muito longe da aldeia do Burgo, poderá atravessar as ruínas de uma outra aldeia – Talhós. Esta aldeia carrega uma aura misteriosa: as suas ruínas, o cenário envolvente e o profundo silêncio estimulam a adrenalina! Mas não fuja! Há dezenas de amoras penduradas nos muros ao longo do caminho. E são deliciosas! Fazem uma excelente sobremesa para esta estadia agradável em Vila Fria.

Coordenadas: 41°23’40.1640″ N, 008°13’50.1960″ W

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s