A Ronda de Basto já tem o primeiro esboço

Após vários reconhecimentos pelos cumes da Penouta e Orada, culminados com o reconhecimento do passado fim de semana, ficaram definidos os primeiros 9kms daquele que será o percurso da Ronda de Basto. Ainda falta muito para explorar, mas é animador ter até agora conseguido identificar um percurso que privilegia os trilhos mais interessantes e desafiadores. Quanto à beleza envolvente, essa é a parte mais fácil destes reconhecimentos. Por onde quer que se vá, há uma vista apaixonante, aqui pelas abençoadas terras de Basto!

A galeria fotográfica abaixo é uma amostra do que se pode ver entre Fojos e Alvite. O registo fotográfico completo do reconhecimento, que incluiu uma subida à Senhora da Guia a partir de Passos, pode ser visto aqui.

Recomendamos fortemente o percurso deste último reconhecimento, com início e fim em Várzea Cova, Fafe. Há zonas que estão mesmo a precisar de ser trilhadas com frequência, para evitar que o mato tome conta dos caminhos. Por isso, descarreguem o percurso disponível aqui e divirtam-se!

Até à data, o percurso da Ronda de Basto está totalmente definido no troço entre Fojos e as proximidades de Alvite (ver cartografia abaixo). Os pontos de interesse deste segmento são a aldeia de Fojos, o alto da Penouta, a capela da Senhora da Orada, e o vértice geodésico da Orada. Em setembro, foi também identificada grande parte do percurso entre o alto da Lapela e Fojos. As próximas investidas estarão focadas na passagem para o alto do Ladário e travessia do Tâmega em direção à Senhora da Graça. Neste momento, o percurso total parece megalómano, mas ainda é cedo para tirar conclusões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s